Resenha - Eu Sei o que Você Está Pensando, de John Verdon N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - Eu Sei o que Você Está Pensando, de John Verdon

8 de fev. de 2017

Informações do livro:

Título: Eu Sei o que Você Está Pensando
Mistério / Romance Policial
Lançamento: 2011
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
Série: Dave Gurney - Livro 1
Páginas: 352

Sinopse:
Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso.
Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série.
Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

45ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:

      Esse foi meu primeiro contato com romance policial. O que me chamou a atenção para essa obra não foi a sinopse. Foi a ilustração da capa junto com o título. Confesso que me deixou bastante curiosa para saber como um assassino poderia acertar algo que sua vítima estaria pensando. Achei que o autor iria apelar para a paranormalidade ou algo assim. Mas não foi esse o caso. Eu simplesmente adorei a solução que John Verdon deu a esse mistério, foi bem inteligente (e muito óbvio).

    Eu fiquei super feliz quando descobri o significado da pegada na capa. Mesmo assassinando várias pessoas com tanta frieza, o culpado me conquistou. Eu admiro a sabedoria, a inteligência e a estratégia dele. Não me entenda mal! Não estou dizendo que aprovo suas ações mas o assassino me causou muitos sentimentos conflitantes ao longo dessa narrativa: curiosidade, raiva, admiração pela inteligência, pena pela vida que tinha e pelas escolhas que fez e tristeza. Sim, Eu sei o que Você está Pensando entrou para minha lista de livros que me fizeram chorar.

       Dave Gurney é um detetive aposentado que vive com sua esposa Madeleine e juntos tentam começar uma nova vida. No primeiro livro dessa série há alguns comentários sobre a morte do filho de Gurney e isso deixa um mistério no ar. É como se o Detetive se sentisse culpado pela morte. Acho que John Verdon continua esse mistério nos próximos livros da série, pois em Eu Sei o que Você está Pensando, ele só comentou e atiçou a curiosidade.

    Um velho conhecido do detetive, Mark Mellery, recebe uma carta muito suspeita e assustadora. Nela há insinuações e ameças. Lá pede para ele pensar em um número de um à mil. E não é que o autor da carta acertou o número que Mark pensou?!
"[...] Se alguém lhe mandasse pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Vou provar. Pense em qualquer número de um à mil - no primeiro que vier a sua mente. Visualize-o. Agora veja como conheço seus segredos."
      Mark fica completamente assustado e quase paranoico por isso pede a ajuda de David. O aposentado detetive, mesmo contrariando sua esposa, se envolve cada vez mais com o caso. No início, só o Mark é ameaçado, com o passar dos dias vão aparecendo novas vítimas. O assassino vai se mostrando cada vez mais ardiloso e escorregadio ao mesmo tempo que o casamento do Dave vai se deteriorando aos poucos.
Eu achei a Madeleine chata em algumas partes. Se o marido dela ama o trabalho de detetive, ama desvendar os mistérios, porque tentar proibir isso? Porque tirar dele algo que ama tanto fazer?

         Não preciso dizer que AMEI o livro. Eu não consegui descobri quem era o vilão da história antes do fim. A cada situação eu mudava minhas suspeitas (cheguei até a suspeitar da Madeleine e do próprio Mark). Para mim, num serial killer, todos são culpados até que se prove o contrário! A identidade do assassino foi um choque de verdade. 
Posso dizer com toda certeza que esse livro influenciou na minha paixão por romances policiais. Dave Gurney entrou para minha lista de detetives favoritos! 
Essa obra não é cansativa. Ela é muito prazerosa e nos faz virar as páginas para descobrir o que irá acontecer em seguida. Super recomendo!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário