Resenha - A Rebelião dos Sinônimos e Antônimos, de William Tucci N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - A Rebelião dos Sinônimos e Antônimos, de William Tucci

5 de mar. de 2017


Informações do livro:

Título: A Rebelião dos Sinônimos e Antônimos
Literatura infanto-juvenil
Lançamento: 2014
Autor: WIllian Tucci
Editora: Scipione
Coleção: Diálogo Júnior
Páginas: 40

Sinopse:
A professora Tânia chega em casa supercansada. Deu aulas o dia inteiro e ainda tem uma pilha de provas para corrigir. Depois de um banho relaxante, senta-se à mesa da sala e se põe a trabalhar. De repente, surgem dois personagens para lá de esquisitos, os irmãos Sinônimo e Antônimo, que dão um verdadeiro nó em sua cabeça.


54ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:


        Não há muito o que falar dessa obra. A Rebelião dos Sinônimos e Antônimos faz parte de uma coleção chamada Diálogo Júnior, onde fala de maneira simples e criativa sobre algumas definições da língua portuguesa.

     Tânia é uma professora de português e, numa noite, chega super cansada do trabalho. Ela toma um banho e depois se coloca a corrigir uma grande pilha de provas. É nesse momento que ela escuta umas vozes desconhecidas e acaba tomando um baita susto! Ali na sua frente estavam duas figuras super interessantes: o Sinônimo e o Antônimo. Esses dois irmãos vivem brigando por bobagens. Um procurando sempre palavras de mesmo significado para se expressar enquanto o outro adora contradizer.
Tânia acha que está tendo um sonho maluco influenciado pelas provas que estava corrigindo e pelo seu nível de exaustão.

         No dia seguinte, a professora decide que tudo aquilo não passou de um sonho mas não sabe ela que terá uma grande surpresa na sua sala de aula: seus alunos estão agindo de forma muito estranha. Ela manda-os se sentarem, eles levantam; manda-os levantarem, eles sentam; manda-os ficarem quietos, fazem a maior algazarra. Tânia começa a achar que sua turma está pregando uma peça nela quando ouve novamente duas vozes (agora conhecidas) falando com ela. Será que ela está sonhando acordada? Ou será que enlouqueceu de vez?

         É uma história super curtinha, leve e divertida. Trata de forma bem fácil a definição de sinônimos e antônimos e nos mostra que os dois são muito importantes para a língua portuguesa e que um não existe sem o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário