Resenha - O Ladrão de Raios, de Rick Riordan N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - O Ladrão de Raios, de Rick Riordan

27 de fev. de 2017

Informações do livro:

Título: O Ladrão de Raios
Literatura estrangeira / Mitologia grega
Lançamento: 2014
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Série: Percy Jackson e os Olimpianos - Livro 1
Páginas: 287

Sinopse:
O primeiro livro da série que se tornou fenômeno mundial, em edição limitada e com design exclusivo: as cinco lombadas dos livros compõem, juntas, uma ilustração especial de John Rocco.

Em O Ladrão de Raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O Último Olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário - e, assim, com a profecia que determinará seu destino.

53ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:

      Tenho que começar essa resenha dizendo que fiquei muito tentada a dar três estrelas a esse livro. Foi só no último capítulo que decidir dar quatro estrelinhas. Não me entenda mal eu adorei o livro. Mas não sei o que aconteceu ... se foi porque assisti primeiro ao filme; se criei expectativas elevadas graças ao filme; ou o fato de achar muito diferente do filme e ficar fazendo comparações (pois é, acho que a culpa foi do filme mesmo)... mas achei a história um pouco forçada. Não tive aquele impeto de virar as páginas para descobrir o que aconteceria em seguida. Não tive aquela curiosidade de descobrir as diferenças entre o livro e o filme. 

     Conta história de Percy Jackson (Perseu Jackson), um menino de 12 anos que tem dislexia e deficit de atenção. Ele vive com a mãe, Sally Jackson e Gabe, seu padrasto. O personagem principal tem muito desejo de saber sobre seu pai mas sua mãe se mantém silenciosa e misteriosa sobre esse assunto.

    Percy nunca conseguiu parar mais de um ano numa mesma escola. Ele sempre foi expulso por seu comportamento rebelde e por se meter em encrencas. Em uma excursão da escola, ele acaba sendo atacado por um ser sobrenatural que exigia algo dele. Algo que o menino não possuía. A partir daí a vida dele muda completamente: descobre ser meio-sangue, ou seja, metade humano mortal e metade deus. No livro não revela logo o nome do pai de Percy mas, graças ao filme, não foi uma surpresa para mim.
Depois desse primeiro ataque, novos monstros aparecem fazendo com que, para protegê-lo, sua mãe leve-o para o acampamento meio-sangue.
Nesse acampamento viviam outras crianças meio-sangue e lá elas treinavam para se defender e tinham várias aulas.

     A partir daí, nosso herói descobre que algo muito valioso e poderoso foi roubado: o raio mestre de Zeus. O pior de tudo é que Zeus culpa ele do roubo e dá um prazo para devolver seu precioso objeto. No solstício de verão se o raio não for devolvido haverá uma grande luta entre os deuses culminando no fim da humanidade.
Por isso, Percy e seus amigos, Annabeth e Grover, partem numa missão arriscada e cheia de perigos para encontrar e devolver um objeto que não sabem onde está nem quem roubou. Enfrentando a Meduza, outros deuses e alguns monstros o trio conta com a amizade e o apoio um do outro (e com a ajuda de um certo deus) para conseguir resolver esse mistério. E o prazo deles é de apenas dez dias!!


     Não achei uma grande história nem me apaixonei. Terminar essa obra não me deixou louca para saber a continuação (como aconteceu com Harry Potter e outras sagas, por exemplo). Mas achei muito legal e interessante. As páginas são amareladas e as letras não são tão pequenas. É uma leitura leve, rápida e boa para quem gosta de mitologia grega como eu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário