Resenha - Revolução em Mim - Marcia Kupstas N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - Revolução em Mim - Marcia Kupstas

16 de jan. de 2017





Páginas: 160
Editora: Moderna
Lançamento: 2003
Autora: Marcia Kupstas

Sinopse:
Dois momentos: em 1984, Maria Rita tem 15 anos e vive o ano "da revolução em si mesma". Os pais se separam, ela vai morar com a avó em um bairro simples, conhece algumas dificuldades financeiras, descobre o amor na figura de Tiago, participa do movimento político das Diretas-Já.
Em 1990, a moça Maria Rita reflete sobre o que aconteceu e percebe o quanto é importante mudar e enfrentar a vida, relatando sua história - que se confunde com a história do nosso próprio país.
A revolução, a grande virada na vida de uma adolescente, no mesmo ano em que mudanças aconteceram no país.

25ª Resenha do 'Mundo do Leitor'

CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:



    Li em muitas resenhas pessoas dizendo que foram "obrigadas" a ler Revolução em Mim pelo colégio. No meu caso, essa leitura foi imposta pelo colégio sim, mas como eu já amava os livros, para mim foi uma delícia e não uma obrigação.

    Esse foi meu primeiro contato com cenas, digamos, mais adultas. Essa obra é leve, curtinha e suas cenas picantes são poucas e não muito detalhadas (com certeza os colégios não imporiam a nós ler Cinquenta Tons de Cinza ou a Irmandade da Adaga Negra né). É dividido em três grandes capítulos: A Família, A Pátria e O Amor.

    Revolução em Mim se passa no ano de 1984, ano das Diretas Já! onde a população protestava para poderem eleger seu próprio presidente. Antes, as pessoas elegiam apenas os senadores e deputados, e estes, elegiam o presidente da República. É narrado em primeira pessoa pela Rita, uma garota de 15 anos que está sofrendo grandes mudanças na sua vida: seus pais se separaram fazendo com que ela tivesse que ir morar com sua avó paterna que é pobre. Ela fica revoltada já que seus irmão mais novos estão com a avó materna (que é rica).

     A Rita no início é superficial, chata, mimada e reclama de tudo. Ela destrata a avó só por não ter dinheiro e acha que o mundo gira em torno dela. Dava vontade de entrar no livro e sacudir a Maria Rita até ela acordar pra realidade e parar de melodrama.
    Com o passar do tempo, ela vai amadurecendo e sua avó se torna sua melhor amiga e confidente. É incrível ver a melhora da Rita, vê-la se tornando responsável e carinhosa com a vovó. Ela faz novas amizades e conhece o Tiago, por quem se apaixona.

“A separação de meus pais, a amizade com vovó, o Tiago,as Diretas, a eleição do Tancredo Neves, todos quefizeram parte de minha vida, naquele ano. [...] Décadas de mudanças no Brasil e em minha vida.


    Confesso que, quando soube que o enredo era sobre política, desanimei um pouco. Mas o livro é fantástico. Ele nos mostra a beleza de irmos atrás de nossas metas. Nos mostra também a importância da família e dos amigos e o quão importante é o amor nos mantendo unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário