Branca dos Mortos e os Sete Zumbis | Fábio Yabu N'O Reino Encantado de uma Leitora

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis | Fábio Yabu

7 de jan. de 2017




Por Larissa Almeida     
Em 07 de janeiro de 2017

Você acredita em contos de fadas?" Pergunta Eduardo Spohr no prefácio. E continua, "Alguma coisa me diz que até o final deste livro você passará a acreditar". Branca de Neve não é apenas uma jovem ingênua, mas também uma implacável caçadora de zumbis. Cinderela guarda um terrível segredo, que selará seu destino para sempre. Rapunzel está longe de ser uma reles menina isolada numa torre. E a morte da Pequena Vendedora de Fósforos revela uma tradição macabra de morte e psicopatia que vai muito além de uma simples história infantil.
Em Branca Dos Mortos E Os Sete Zumbis, Fábio Yabu resgata a tradição dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui não há meias palavras nem eufemismos. A obra ainda conta com as ilustrações de Michel Borges, que acompanha o autor desde seus primeiros projetos. Um livro para ler com as luzes acesas. Bons sonhos.
1ª Resenha do Reino Encantado

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis | Fábio Yabu | 2013 | Globo Livros | 200 páginas

Minha opinião sobre este livro:

Você já imaginou que talvez a personagem boazinha da história não fosse tão boazinha assim? Já imaginou que os vilões poderiam ter reais motivos para serem maus?
Então, baseado nessas dúvidas, Fábio Yabu nos mostra nesta incrível coletânea de contos macabros uma nova perspectiva para a história de alguns vilões muito conhecidos nossos assim como a possível verdadeira natureza de certas princesas até então ditas indefesas. Neste livro ele resgata a tradição dos contos de fadas de Hans Christian Andersen e dos brilhantes Irmãos Grimm, reescrevendo-os de um modo macabro e sedutor que, aposto, irá fazer você se arrepiar.

Confesso que, quando descobri a existência dessa coletânea de contos, a possibilidade de ler as histórias que fizeram parte da minha infância num estilo menos mágico, mais assustador e sem o usual felizes para sempre foi o que mais capturou minha a atenção e me fez desejar a ler. Assim que estava com o livro em mãos comecei a leitura e ela é, surpreendentemente, apesar de estar cheia de mortes, sangue - sim, muito sangue -, e uma dose de psicopatia, é leve, fluída e apresenta diálogos fáceis e ágeis.

Fábio Yabu dividiu o livro em vários contos macabros como, por exemplo: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (o conto que dá nome ao livro), no qual Branca de Neve é uma destemida caçadora de zumbis que me fez ficar com uma certa pena dos mortos-vivos; Bela Incorrupta, esse me chocou; João, Maria e os Outros, assustador; Cindehella e o Sapatinho Infernal, no qual Cinderela guarda um terrível segredo; Samarapunzel; além de alguns outros. Todos, sem excessão, exalam um ar sombrio e misterioso e são cheios de monstros, suspense e reviravoltas. Todos, também, são narrados em terceira pessoa - meu estilo favorito de leitura -, o que, na minha opinião, atribui um ar de lenda urbana às histórias.

Livros que permeiam extrema violência e há muitas mortes não fazem muito meu estilo mas realmente adorei este. Posso falar sem sobra de dúvidas que não me arrependi de encarar as histórias que tanto me fizeram companhia na infância de um modo mais assustador, mais cruel, mais real... mais humano.
Como dito pelo próprio autor, para compreender melhor estes contos deve-se deixar de lado tudo o que você sabe sobre os contos de fadas.

No geral, posso dizer que este livro me prendeu completamente. Comecei a ler e não vi o tempo passar, literalmente. Lia uma história e ficava ansiosa para ler a outra. Fiquei alegre - e me senti surpreendida - quando descobri que os contos interligam-se entre si; uma história tendo certa influência na outra... incrível!

Ah, e antes que eu me esqueça, AMEI a presença fiel do humor negro e do sarcasmo ao longo de toda a obra.
Meus contos favoritos foram: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis, Cindehella e o Sapatinho Infernal e Samarapunzel. Além desses, adorei o conto em formato de poesia. Super recomendo a leitura!


Adicione na sua estante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário