Resenha - Diário de um Banana - Jeff Kinney N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - Diário de um Banana - Jeff Kinney

24 de jan. de 2017



Páginas: 223
Autor: Jeff Kinney
Lançamento: 2008
Editora: V&R Editoras

Série: Diário de um Banana - Nº 01
Sinopse:
Em O Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney apresenta-nos um herói improvável . Acompanhado por cartoons simples mas não simplistas, este livro apela a jovens de todas as idades. Greg Heffley começa por dizer no início do livro: Não esperem que eu me ponha para aqui com "Querido Diário" isto e "Querido Dário" aquilo, lançando-se em seguida numa exploração épica das dificuldades e tribulações da vida de um adolescente médio numa escola preparatória americana, com um texto suportado por cativantes desenhos.

Com mais de cinco milhões de exemplares vendidos, Diary of a Wimpy Kid manteve-se estável na lista de best-sellers do New york limes durante mais de um ano e foi traduzido para mais de 20 línguas. Actualmente a ser adaptado para o cinema pela Twentieth Century Fox, o sucesso desta série notável não parece correr o risco de diminuir. Tudo começou no website Funbrain mantido pelo autor Jeff Kinney que começou a publicar lá os primeiros episódios de O Diárìo de um Banana Diary of a Wimpy Kid (no original). O site tornou-se tão popular que Kinney vendeu a série à AmuÌet Books, e este primeiro título da série alcançou sucesso imediato. Sucesso repetido para os seguintes. Em Espanha, Itália e Brasil está permanentemente nos tops. Foi também nomeado para o prémio Nickelodeon Kids Choice Award.

33ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:

Minha opinião sobre este livro:

      Um erro muito grande que só não eu cometi mas muitas outras pessoas também cometeram: julgar Diário de um Banana pela capa e, ao folheá-lo, dizer que é um livro para criancinhas. Pois é, eu dizia que nunca iria lê-lo por se tratar de uma bobagem e, até hoje, não entendo porque eu tinha ficado tão receosa de dar uma chance a essa leitura incrível.
O importante foi que, graças a uma amiga, eu abri esse livro e comecei a lê-lo. Confesso que tava esperando coisas bobinhas mas para minha surpresa, me encontrei rindo já nas primeiras páginas e não conseguia largar a leitura. O Greg simplesmente me conquistou com seu jeito atrapalhado, brincalhão, divertido e com seu humor negro.

      O livro começa com o Greg explicando o porquê do seu livro de memórias ter o nome "diário" na frente. Isso mesmo, esse não é o diário de Greg Heffley e sim seu caderno de memórias (ele deixa isso bem claro na primeira página!). E isso foi o que me fez dar a primeira risada com essa obra.
      Diário de um Banana não tem uma história principal. É uma narração feita pelo Greg sobre seu dia a dia, de forma engraçada. Uma coisa que notei é que o personagem principal é muito azarado. Ele se mete em encrencas e confusões uma atrás da outra. Quando você pensa que ele vai aprender com um erro... bum!... lá vai ele entrando numa fria de novo.

      Greg acabou de entrar para o Ensino Fundamental e, mesmo que ele não saiba o porquê, quer ser descolado e popular. Seu melhor amigo é o Rowley que vive querendo brincar, e por mais que Greg também goste, este não admite, pois "gente descolada não faz essas coisas". Os personagens da família do Greg são bem construídos: o pai distraído, a mãe super protetora do irmão mais novo, Manny, e o irmão mais velho Rodrick, roqueiro e que adora implicar. Por ser o irmão do meio, Greg acaba se sentindo privado de atenção por parte dos pais e talvez por isso tenha essa ideia de se destacar no meio da multidão.



     Greg comete muitas injustiças com o Rowley ao longo do livro, algumas me deixaram irritada com ele mas tentei entender que são crianças entrando na adolescência e isso dificultam as coisas.
Adoro as páginas em forma de diário, a letra imitando letra cursiva, as ilustrações que dão um ar mais divertido a obra, as páginas amareladas e a capa dura. Sou fã dessa série. Quem gosta de livros ilustrados, de fácil e rápida leitura, com certeza irá se divertir bastante com essa história assim como eu me diverti!






Nenhum comentário:

Postar um comentário