Resenha - Eu Me Chamo Antônio - Pedro Gabriel N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - Eu Me Chamo Antônio - Pedro Gabriel

25 de jan. de 2017



Páginas: 192
Lançamento: 2013
Editora: Intrínseca
Autor: Pedro Gabriel

Sinopse:
Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.

A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda. Os guardanapos que inspiram milhares de pessoas na internet agora estão reunidos numa caprichada edição, novo lançamento da Intrínseca.

34ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:

Minha opinião sobre este livro:


     Esse é um livro de poesias e fotografias, ou seja, as mensagens foram escritas em guardanapos de papel e fotografadas para ilustrar as páginas desse livro.

    O protagonista é Antonio, um cara que frequenta rotineiramente bares e lá despeja seus comentários, opiniões, poemas e desenhos em guardanapos de papel entre goles de chope.
Quando peguei Eu me Chamo Antônio pensava que seria um livro contando a história de vida dele. Mas não! É um livro ilustrado, imitando guardanapos de papel onde o Antônio escreveu frases de amor, tristeza, desencontros, alegria, desamor sem nunca deixar seu jeito audacioso de lado.
    Só depois que li essa obra é que fui descobrir a página no facebook, que deu origem a esse livro, onde o Pedro Gabriel postava essas lindas mensagens.
É uma leitura super rápida pois possui muito pouco texto. São frases que nos fazem pensar e refletir. Notei que o Pedro tem um incrível talento em fazer trocadilhos com as palavras (me deixou admirada com o quão as frases são inteligentes). Eu pessoalmente tive algumas dificuldades para conseguir ler certas frases mas já prevendo isso o autor "traduziu" todas elas no final do livro. Achei isso muito bom pois olhava a frase no final e voltava para apreciar a imagem. Para quem gosta de poemas esse livro é uma ótima pedida.
"Admito! Às vezes bebo além da conta e minha letra acaba perdendo um pouco a sobriedade também. Por isso, coloquei no final do livro a legenda de todos os meus escritos."



Nenhum comentário:

Postar um comentário