Resenha - O Cantor Prisioneiro - Assis Brasil N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - O Cantor Prisioneiro - Assis Brasil

16 de jan. de 2017






Páginas: 32
Editora: Moderna
Lançamento: 1991
Autor: Assis Brasil

Sinopse:
Essa história trata de um tema recorrente: a prisão de pássaros pelo homem. Em O cantor prisioneiro, a história se repete: na prisão, o pássaro sofre e quer de novo a liberdade de voar e de cantar. No entanto, a delicadeza com que essa trama se desenvolve vai envolvendo o leitor e fazendo-o ressignificar, de maneira sensível, as relações dos humanos com os outros animais. Pelo livro ficamos sabendo que esse drama da falta de liberdade é potencializado com o sabiá, uma vez que esse tipo de ave tem um comportamento de companheirismo com a fêmea, quando essa tem seus filhotes, pois é o par de aves o responsável pela alimentação dos pequenos. Por fim, a trama mostra os dois lados: assim como ser humano que a solta, como que apontando para as diferenças entre as pessoas e as atitudes.

28ª Resenha do 'Mundo do Leitor'

CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:


      Esse é um dos meus primeiros amorzinhos. Peguei emprestado da biblioteca do colégio. O Cantor Prisioneiro relata a história de um passarinho que acaba caindo em uma armadilha e termina preso em uma gaiola. Conta a angustia do pássaro ao ver outros da sua espécie livres e ele preso sem poder voltar para sua família que precisa dele (sua esposa teve filhotes e o pai é o responsável por levar comida).


Adoro os lindo desenhos e as páginas amarelas.

        Quando eu li este livro senti tristeza pelo passarinho com saudades da sua liberdade. O final para mim foi ambíguo: fiquei super feliz com a decisão do dono da ave e triste ao mesmo tempo pois a saudade do pássaro seria grande. É uma linda e singela história de como as ações humanas afetam a natureza e os habitantes dela. Nos mostra a responsabilidade que está em nossas mãos e o fato de que, nem sempre, sabemos que somos os responsáveis. Traz uma ótima lição de moral.
        Amo as páginas amarelas dessa obra!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário