Resenha - A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - A Volta ao Mundo em 80 Dias - Júlio Verne

19 de jan. de 2017






Páginas: 335
Editora: Moderna
Autor: Júlio Verne
Lançamento: 2007 (essa versão)

Sinopse:
Phileas Fogg, um inglês pacato, calmo, metódico e solitário, cumpria todos os dias a mesma rotina: chegava pela manhã ao Reform Club e só saía de lá à meia-noite, quando voltava para a solidão de sua casa. Misterioso, nunca compartilhava sua intimidade com ninguém. 
Mas tudo mudou quando apostou com alguns sócios do clube metade de sua fortuna, afirmando que daria a volta ao mundo em 80 dias! Era o ano de 1872, e ele e seu novo criado, Passepartout, embarcaram em uma aventura que nenhum dos dois imaginava como seria o fim!

29ª Resenha do 'Mundo do Leitor'

CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:


      Desde que assisti o filme A Volta ao Mundo em 80 Dias, desejei ler o livro. Então peguei emprestado da minha prima e comecei a ler. E com o passar das páginas fui cada vez mais me surpreendendo com esta obra pois ela é bem diferente do filme. Eu adorei muito mais que o filme em si. 


     Conta a história de Phileas Fogg, um inglês solitário, muito metódico e reluso. Essa história começa narrando os hábitos do Sr. Fogg que tem todos seus horários cronometrados e sua única "diversão" é ir ao Reform Club jogar cartas com alguns amigos. É num desses dias de jogos que ele aceita uma aposta de fazer uma viagem muito arriscada: dar a volta ao mundo em exatos 80 dias. Mas você pode me perguntar: "Porque viagem arriscada? Hoje em dia o homem dá a volta ao mundo em muito pouco tempo!" Isso é verdade (também pensei nisso quando comecei a ler) mas esse livro foi lançado em 1873. Ou seja, tentar dar a volta ao mundo em 80 dias era considerada uma loucura naquela época pois os meios de transporte eram basicamente navios e trens. Se Fogg perdesse aquela aposta, perderia 20 mil libras!


       Junto de Passepartout, seu recém contratado criado, Phileas embarca numa incrível aventura contra o relógio e cheia de contratempos.
         Sr. Fogg não se preocupa em observar os lugares por onde passa, ele se preocupa com o tempo da viagem, sempre anotando no seu caderninho os horários. No livro há várias menções ao modo frio e fleumático dele. É graças ao Jules Passepartout que conhecemos um pouco de cada lugar e de cada cultura. 

Explicando...

A fleuma é um estado de espírito ou um comportamento que não deixa transparecer emoções ou pertubações ante quaisquer situações. Dentre todos os povos do mundo, os ingleses são considerados os mais fleumáticos.

Percurso feito pelo Sr. Fogg

   Saída de Londres(1) Paris(2) Brindisi(3)Suez(4) Bombaim(5) Calcutá(6)  Singapura(7) Hong Kong(8) Iocoama(9) São Francisco(10) Nova Iorque(11) Liverpool(12) Chegada a Londres

            Phileas Fogg tenta cumprir o prazo sem saber que Sr. Fix, um inspetor de polícia, está no seu encalço tentando prendê-lo. Pois para Fix, o Fogg só aceitou essa aposta como pretexto para fugir com o dinheiro roubado do banco. Pois é, o policial acredita veementemente que o honrado cavaleiro é um assaltante de banco.

        Confesso que, enquanto eu estava lendo, ficava relembrando o filme e esperando certas coisas acontecerem no livro mas, para minha grande surpresa, essa obra é muito diferente do enredo cinematográfico, como mencionei antes. Eu fiquei alegre e ao mesmo tempo um pouco "chateada" pois adoro o filme com o Jack Chan (eu esperava pelo menos uma luta de kung fu kkkkk).
     Mas o Julio Verne não me desapontou. Eu adorei a história, os conflitos, os contratempos, o suspense no final, a pitada de romance... enfim, eu simplesmente AMEI!
Super recomendo este livro! No final da leitura fiquei com uma pergunta na mente: "Quanto tempo será preciso para se dar a volta no planeta hoje em dia?"

Quero agora embarcar em outras aventuras do Julio Verne. Esse livro despertou meu lado aventureiro!

Outras Capas:


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário