Resenha - Visões Noturnas, de Maurício Caldeira N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - Visões Noturnas, de Maurício Caldeira

3 de fev. de 2017

Informações do livro:

Título: Visões Noturnas
Ficção Brasileira
Lançamento: 2013
Autor: Maurício Caldeira
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 368

Sinopse:
Até onde vão seus medos? Uma aposta para saber se um dos integrantes de um grupo de amigos tem coragem suficiente para entrar em um cemitério à meia-noite. Um suicida que descobre, no último instante, que sua vida não é tão ruim assim. Bichos de pelúcia que ganham vida e passam a ameaçar seu dono. Uma dívida não paga e um agiota dando uma última chance ao devedor, que terá que passar por uma prova sombria. Uma antiga casa onde um bem-sucedido – porém infeliz – homem de negócios viveu sua infância, e que pode resolver todos os seus problemas.

Visões Noturnas é uma coletânea de contos, na qual os personagens estão sempre prestes a descobrir que cada novo acontecimento possui sempre um outro lado, sombrio e assustador. Enfrente seus medos, dê as mãos ao autor e deixe-o guiá-lo por Monserrat, uma cidade onde tudo pode acontecer. 
42ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:

      
      Essa obra foi meu primeiro contato com livros de terror e suspense. Eu peguei esse livro e tinha nenhuma expectativa com relação a ele. Notei que faz parte do "Novos Talentos da Literatura Brasileira". Tenho nada contra os novos escritores brasileiros mas, graças a algumas decepções anteriores, fez eu esperar um pouco menos da história. Por isso foi com uma grande e feliz surpresa que me encontrei virando as páginas e não conseguindo largar o livro. Eu simplesmente amei todos os contos. Alguns me cativaram, outros me fizeram pensar, outros me assustaram e outros me deixaram com medo de comer hambúrgueres suspeitos.

       Visões Noturnas possui vários contos macabros e sombrios, que mexem com o psicológico e as emoções humanas. Adorei o fato dos contos se interligarem entre si dando a sensação de continuidade. As histórias são tão completas que preciso fazer uma pequena resenha de cada uma:

         1. Royal Street Flash
      Quatro amigos colocam uma quantia em dinheiro num túmulo aleatório no fundo do cemitério da cidade e decidem fazer uma aposta assustadora: qual deles será o primeiro a conseguir achar essa quantia? Mas tem um detalhe, é a meia-noite, no silêncio total do cemitério. O que começa como uma brincadeira inocente entre amigos vira uma noite de tragédias para os quatro envolvidos.
        
         2. Auriel
          Esse foi um dos contos que mais me chocaram. O final dele foi muito surpreendente.
Conta a história de Robson, um cara que perdeu o emprego e decidiu se jogar de cima de um prédio. Quando ele está pronto para pular, aparece Auriel, um cara simpático que mostra ao Robson as coisas boas da vida, mostra quão bom é viver. O final foi chocante, com toda certeza.

         3. A Casa da Infância
       Conta sobre Joseph, um empresário rico e bem sucedido. Sua única companhia é a solidão. Ele tem mais dinheiro do que o necessário mas se sente infeliz e incompleto. Ele abriu mão do que realmente tem valor: a família. Eu adorei esse conto, onde o Joseph volta à casa da sua infância e ganha uma nova chance de escolha. Adorei o final.

           4. A Viagem 
         Rogério teve uma experiência de pós morte e assim ficou acreditando na existência de espíritos.

           5. Como uma Pedra
     Esse conto foi bem tenso para mim. Eu, que não tenho medo d'água, fiquei desesperada imaginando uma situação daquelas. Conta a história de Cássio, um homem que pegou dinheiro com um agiota, o "Seu Renato", e não conseguiu pagar. Por causa disso, Renato irá lhe ensinar o que é ter hidrofobia.

           6. Embaixo da Cama
       Nesse, temos Luciana e Fernando. Um casal que mora numa casa bem longe da cidade. A casa era, literalmente, no meio do mato. Num dia, eles acordam e escutam um barulho muito estranho vindo debaixo da cama. Depois a cama passa a se mexer como se algo muito grande estivesse lá embaixo. Não vou contar o que tinha embaixo da cama para não dar spoiler, mas vou dizer que nesse conto me senti numa invasão alienígena sem ter para onde fugir. Eu senti o pânico dos personagens. Foi bem tenso!

          7. Lado B
          Nesse conto, não esperava o final que teve. Um boteco da cidade tem um sanduíche famoso por ser super saboroso. Vários querem saber o segredo do sanduíche mas só o dono da receita, o Beto, sabe.
Esse conto nos mostra que tudo tem o seu lado B, um lado oculto e obscuro, só esperando a hora certa de vir à superfície.

        8. Alta
        Raul está internado no hospital muito mal. Numa certa noite, ele acorda de madrugada e vê um médico levando seu vizinho de maca para fora da sala. No outro dia ele descobre que esse cara tinha morrido. Então, o que será que teria acontecido? Estaria o Raul delirando? Ou algo sobrenatural estava acontecendo?

        9. O Centenário
      O vovô Osvaldo está completando 100 anos e na sua festa de aniversário ele recebe uma visita inesperada. E essa visita não veio lhe dar um presente, ela veio cobrar uma dívida antiga. E a conta que irá ter que pagar é alta demais.

        10. O Elefante é o Pior
      Conta a história de Celso e seus bichinhos de pelúcia super fofos. Quando ele cresce, dá os bichinhos ao seu filho. O menino tem medo dos ursinhos, pois eles agem como se tivessem vontade própria. Esse conto, se eu fosse uma criança, me faria ter medo dos meus bichinhos de pelúcia. E ele prova que, sim, o elefante é o pior!!

         11. O Arqueiro
         Narra a história de um aspirante a arqueiro que, da janela do seu apartamento, atira flechas em pessoas que passam pela praça em frente ao edifício. O Afonso não rouba dos ricos para dar aos pobres como o famoso Robin Hood, ele prefere roubar a vida de inocentes desavisados e causar dor.

         12. Força do Hábito
         Nesse há mais experiência de pós morte. Um homem acorda de noite com uma grande dor de cabeça e desce para procurar algo para o enjoo. Lá embaixo encontra sua esposa com outro desconhecido e uma jovem menina, que chamam de filha.
Conta a história de um espírito que não aceita sua realidade e acaba fazendo em todas as noites sempre as mesmas coisas.

         As sensações desse livro foram tão fortes que enquanto escrevia essa resenha podia senti-las de novo. É como se eu estivesse lendo novamente. Visões Noturnas, como o título já diz, conta sobre os nossos medos que viram monstros durante a noite prontos para nos devorar. Mostra que o medo não está só em seres sobrenaturais e horripilantes, mas sim, nos acontecimentos diários, numa situação corriqueira que pode acontecer com qualquer um de nós. A noite, as trevas, as sombras, a escuridão, o silêncio total. Tudo conspira para aflorar aquela sensação de pavor.
Essa resenha ficou muito grande, do mesmo tamanho que minha admiração por essa obra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário