Resenha - Diário do Chaves, de Roberto Gómez Bolaños N'O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - Diário do Chaves, de Roberto Gómez Bolaños

27 de mar. de 2017


Informações do livro:

Título: Diário do Chaves
Humor / Literatura mexicana
Lançamento: 2006
Autor: Roberto Gómez Bolaños (Chespirito)
Editora: Suma de Letras
Ilustrações: Chespirito
Páginas: 156

Sinopse:
"Escrito" pelo próprio Chaves, este livro traz uma coleção de pensamentos e situações envolvendo a turma do programa de TV: Seu Madruga, Kiko, Chiquinha e muitos outros estão presentes no livro.

Primeiro livro de ficção sobre Chaves a ser lançado no Brasil, o "Diário do Chaves" desvenda histórias nunca reveladas pelo personagem na série de TV, que há quase 20 anos vem alcançando altos índices de audiência no país. A obra traz ainda ilustrações feitas pelo autor.

59ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:

       Sou fã do Chaves e sua turma desde que me entendo por gente. Adoro assistir a série e sempre dou muitas risadas. Esse livro já estava na minha lista há muito tempo e só agora terminei de lê-lo. Não preciso dizer que AMEI.

       Um homem está sentado num banco de praça quando um menino humilde pára na sua frente e pergunta se quer engraxar seus sapatos. Mesmo não precisando engraxar ele aceita a oferta e, no final, dar uma ótima gorjeta deixando o menino super feliz dizendo que poderá comprar vários sanduíches de presunto.
"- Graxa, senhor? - perguntou ele. Estive a ponto de dizer não mas me veio um pressentimento, essa coisa que nos faz tomar decisões sem razão óbvia. Sendo assim, respondi afirmativamente. [...] O observei com mais atenção e compreendi qual havia sido a razão do meu pressentimento: aquele menino era a perfeita encarnação da ternura."

       Quando o garoto desaparece de vista, o senhor descobre que o menor esqueceu um caderno sujo e rasgado no banco ao seu lado. Se sentindo mal por invadir a privacidade de alguém e, ao mesmo tempo curioso para saber mais sobre aquele menino gentil, o dono dos sapatos engraxados começa a ler o Diário do Chaves.

       Nesse diário estão as memórias do Chaves, desde sua vida num lar para adoção até suas brigas com o Quico, sua amizade com a Chiquinha e sua paixão pela Paty, passando pelo momento que ele encontrou a vila do senhor Barriga e seus momentos na escola adicionando cabelos brancos ao Professor Girafales
Lendo esse livro fui teletransportada de volta às tardes nas férias escolares quando assistia a vários episódios do Chaves. A maioria das situações descritas na obra foram adaptadas para o seriado. Quando tinha as falas dos personagens sempre lia com a voz dos atores (principalmente na tão famosa saudação da Dona Florinda para com o Professor Girafales).

    Simplesmente amei e tenho nada de negativo a falar (a não ser que tivesse mais memórias kkkk). Recomendo não só para os fãs do Chaves que querem saber um pouco mais sobre ele, mas também para aqueles que gostam de um leitura divertida, leve e rápida sobre umas pessoas que passam por grandes dificuldades e brigas mas não perdem a amizade e o bom humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário