O Reino Encantado de uma Leitora

Resenha - O Guia de Campo, de Holly Black e Tony DiTerlizzi

Informações do livro:

Título: O Guia de Campo
Fantasia / Literatura estrangeira
Lançamento: 2004
Autores: Holly Black e Tony DiTerlizzi
Editora: Rocco
Série: As Crônicas de Spiderwick - Livro 1
Páginas: 130

Sinopse:
Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos, podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros.

Tudo começa com a mudança para a casa na propriedade de Spiderwick. Desde então, a vida de Jared, Simon e Mallory Grace não tem sido fácil. O pai não mora mais com eles, Jared tem vivido confusões na escola e fatos assustadores estão ocorrendo. Jared decide explorar a velha casa. Logo descobre uma biblioteca secreta e um grande tesouro - O Guia de Campo de Artur Spiderwick para o mundo fantástico. O livro é um guia para aprender a lidar com os seres fantásticos, contém todas as informações sobre a vida, a aparência e hábitos dessas perigosas criaturas. A partir desse momento a vida das crianças toma um rumo inesperado e elas vivem aventuras emocionantes em um mundo paralelo, atiçando a ira de goblins, gnomos e duendes.

60ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:

          Descobri as Crônicas de Spiderwick através do filme. Não sabia que existia o livro e sabia menos ainda que o filme é a união dos cinco livros dessa série.
Essa primeira obra de Holly Black e Tony DiTerlizzi narra o início da história da família Grace. Mallory tem 13 anos, é a filha mais velha e adora praticar esgrima, Simon tem 9 anos e ama os animais (ele possui ratos, girinos, lagartos, peixes entre muitos outros) e Jared, irmão gêmeo do Simon, não tem um hobby como seus irmãos.

          Helen Grace se separa do marido e vai morar com seus três filhos numa casa antiga e precisando de muitos reparos. Jared, depois da saída do seu pai da convivência familiar, se tornou um menino problemático arrumando brigas na escola.
        No primeiro dia da família na "nova" casa, as crianças escutam barulhos estranhos vindo de dentro da parede. Eles decidem investigar e descobrem uma toca cheia de objetos estranhos como uma medalha e uma rede cheia de baratas mortas penduradas como enfeite, por exemplo. Por achar aquilo estranho, decidem limpar a bagunça.

     A partir daí acontecem coisas inexplicáveis. Num dia a Mallory acorda com seu cabelo amarrado à cabeceira da cama, no outro a cozinha amanhece bagunçada com farinha pelo chão e os girinos do Simon congelados no congelador.

 Sendo acusado injustamente pelos acontecimentos, o menino descobre uma biblioteca secreta na casa e um livro misterioso falando sobre seres sobrenaturais. No inicio Mallory e Simon não acreditam nele mas um acontecimento inesperado os fazem crer não só na inocência de Jared mas também em algo muito maior e mais importante: a existência de seres fascinantes e desconhecidos.
       
      Livro leve, divertido e de rápida leitura, narrado em terceira pessoa e cheio de ilustrações legais. É super fiel ao filme e só há pequenas diferenças. Mesmo para quem já assistiu pela TV recomendo ler essa obra!


Resenha - Diário do Chaves, de Roberto Gómez Bolaños


Informações do livro:

Título: Diário do Chaves
Humor / Literatura mexicana
Lançamento: 2006
Autor: Roberto Gómez Bolaños (Chespirito)
Editora: Suma de Letras
Ilustrações: Chespirito
Páginas: 156

Sinopse:
"Escrito" pelo próprio Chaves, este livro traz uma coleção de pensamentos e situações envolvendo a turma do programa de TV: Seu Madruga, Kiko, Chiquinha e muitos outros estão presentes no livro.

Primeiro livro de ficção sobre Chaves a ser lançado no Brasil, o "Diário do Chaves" desvenda histórias nunca reveladas pelo personagem na série de TV, que há quase 20 anos vem alcançando altos índices de audiência no país. A obra traz ainda ilustrações feitas pelo autor.

59ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:

       Sou fã do Chaves e sua turma desde que me entendo por gente. Adoro assistir a série e sempre dou muitas risadas. Esse livro já estava na minha lista há muito tempo e só agora terminei de lê-lo. Não preciso dizer que AMEI.

       Um homem está sentado num banco de praça quando um menino humilde pára na sua frente e pergunta se quer engraxar seus sapatos. Mesmo não precisando engraxar ele aceita a oferta e, no final, dar uma ótima gorjeta deixando o menino super feliz dizendo que poderá comprar vários sanduíches de presunto.
"- Graxa, senhor? - perguntou ele. Estive a ponto de dizer não mas me veio um pressentimento, essa coisa que nos faz tomar decisões sem razão óbvia. Sendo assim, respondi afirmativamente. [...] O observei com mais atenção e compreendi qual havia sido a razão do meu pressentimento: aquele menino era a perfeita encarnação da ternura."

       Quando o garoto desaparece de vista, o senhor descobre que o menor esqueceu um caderno sujo e rasgado no banco ao seu lado. Se sentindo mal por invadir a privacidade de alguém e, ao mesmo tempo curioso para saber mais sobre aquele menino gentil, o dono dos sapatos engraxados começa a ler o Diário do Chaves.

       Nesse diário estão as memórias do Chaves, desde sua vida num lar para adoção até suas brigas com o Quico, sua amizade com a Chiquinha e sua paixão pela Paty, passando pelo momento que ele encontrou a vila do senhor Barriga e seus momentos na escola adicionando cabelos brancos ao Professor Girafales
Lendo esse livro fui teletransportada de volta às tardes nas férias escolares quando assistia a vários episódios do Chaves. A maioria das situações descritas na obra foram adaptadas para o seriado. Quando tinha as falas dos personagens sempre lia com a voz dos atores (principalmente na tão famosa saudação da Dona Florinda para com o Professor Girafales).

    Simplesmente amei e tenho nada de negativo a falar (a não ser que tivesse mais memórias kkkk). Recomendo não só para os fãs do Chaves que querem saber um pouco mais sobre ele, mas também para aqueles que gostam de um leitura divertida, leve e rápida sobre umas pessoas que passam por grandes dificuldades e brigas mas não perdem a amizade e o bom humor.

Resenha - Piadas Nerds, de Ivan Baroni


Informações do livro:

Título: Piadas Nerds 
Humor / Literatura nacional
Lançamento: 2011
Autores: Ivan Baroni, Luiz F. Giolo e Paulo Pourrat
Editora: Verus
Ilustrações: Carlos Ruas
Páginas: 140

Sinopse:
O livro é uma compilação das melhores piadas já postadas online pelo perfil de twitter @PiadasNerds.
Abrange assuntos como séries de TV, matemática, ciências humanas, 
química, física, biologia, informática e cultura nerd. Trata-se de um 
livro de piadas diferente: antes de um livro de humor, é um livro NERD!

58ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:

     Esse livro é uma coletânea de piadas com temas sobre o mundo nerd. Gostei que as piadas foram divididas em matérias: matemática, física, biologia, entre outras. Isso deixou as piadas mais organizadas, na minha opinião. Eu gostei apesar de não entender algumas (alguns personagens mencionados eu desconheço). Em algumas dei risadas de verdade e fiquei impressionada com as sacadas hilárias e os trocadilhos inteligentes.

      No início de cada tema há uma espécie de introdução, onde um especialista daquela área comenta um pouco sobre ela. Confesso que fiquei tentada a pular essas introduções e ir direto para as piadas mas no final decidir ler tudo por completo. As piadas que mais gostei foi sobre física, química e a história de Adão e Eva pelo ângulo dos nerds. Muito hilário (e super criativo e inteligente)!!
Os autores são famosos no twitter (eu sinceramente não conheço) e juntaram as melhores piadas nessa obra. Possui ilustrações simples, a leitura é leve, super divertida e rápida. 

Resenha - O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde


Informações do livro:

Título: O Fantasma de Canterville 
Suspense e Mistério / Literatura estrangeira
Lançamento: 2011
Autores: Oscar Wilde
Editora: LeYa
Selo: Eternamente Clássicos
Páginas: 104

Sinopse:
Quem tem pena de um pobre fantasma?

Um fantasma de trezentos anos assombra o castelo de Canterville, na Inglaterra, de onde nenhum ser vivo ousa se aproximar, exceto os Otis, uma recém-chegada família americana que, mesmo sabendo dos rumores locais, compra a propriedade – para desespero da pobre alma penada, que agora parece mais assustada do que assustadora.

57ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:



Minha opinião sobre este livro:

     Procurando livros para ler, me deparo com esse conto de Oscar Wilde. A capa me chamou muita a atenção e fiquei curiosa para saber o mistério desse fantasma.

    Mr. Otis, embaixador dos Estados Unidos, decide comprar uma propriedade na Inglaterra conhecida como Parque Canterville. Ele é bastante advertido a não comprar porque, na habitação, apareciam fantasmas e "coisas de outro mundo". Os próprios proprietários não queriam mais morar lá e vários empregados tinham desistido de trabalhar na mansão por medo.
Mr. Otis não acredita nessas histórias e se muda para Canterville com sua família: sua esposa, a Mrs. Otis, e seus quatro filhos.
      Assim que se acomodam na casa, eles notam uma mancha de sangue no chão da biblioteca. Não gostando de sujeiras, a Mrs. Otis pede para a governanta limpar. Só que esta última avisa, de modo misterioso, que aquela mancha não podia ser limpa.
"É o sangue de Lady Eleanor de Canterville, assassinada precisamente nesse local pelo marido, Sir Simon de Canterville, em 1575. Sir Simon desapareceu de súbito, em circunstâncias estranhas. O corpo nunca foi encontrado, mas seu espírito culpado vageia ainda por esta casa. A mancha de sangue não se pode fazer desaparecer."
    Não dando ouvidos a misteriosa idosa, a mancha é limpa pelo filho primogênito. Mas para a surpresa deles, no outro dia, a mancha reapareceu no chão, intacta e exatamente no mesmo lugar. Ele limpa a mancha pela segunda vez e o mistério se repete. Esse acontecimento desperta o interesse da família. Será que realmente existia um fantasma na casa? Porque manchas de sangue persistiam em reaparecer? Confesso que isso atiçou bastante minha curiosidade.


     A narração foi, para mim, ficando cada vez mais inesperada até chegar ao ponto onde não sabia o quê esperar nas próximas páginas. Eu gostei bastante e dei boas risadas com o fantasma. É leve, curto e mostra o poder do arrependimento e do perdão.

Resenha - Turma da Mônica Jovem Nº8 - O Brilho de um Pulsar Parte Final, de Maurício de Sousa




Informações do livro:

Título: T.M.J. O Brilho de um Pulsar Parte Final
Mangá Nacional / História em Quadrinhos
Lançamento: 2009
Autor: Maurício de Sousa
Editora: Panini Comics
Série: Turma da Mônica Jovem Nº8
Páginas: 132


Sinopse:
O futuro chegou! Uma excursão a bordo da gigantesca estação espacial do Astronauta levou a galera a uma aventura cósmica, para reunir uma princesa alienígena e um robô apaixonado! Agora é tempo de voltar ao Limoeiro, para uma nova história do cotidiano. Cotidiano?! Nem tanto assim, você vai ver...

56ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:

          Nessa edição temos o final da série O Brilho de um Pulsar. Gostei bastante do fato de mencionar na capa que terminaria nessa edição. Acho que vários leitores reclamaram disso e o Maurício resolveu incluir no mangá. 

     Nas edições anteriores a Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha viajaram para o Cruzador Espacial Hoshi, a primeira metrópole fora do planeta Terra, comandada pelo Astronauta. Numa visita ao Templo de Marte, eles foram atacados por objetos espaciais. Nesse templo havia um robô que confunde a Mônica com sua amada princesa, a Usagi MimiA princesa Mimi é bastante teimosa. Ela quer ser a mais forte do universo e por isso deixou o robô que a protegia nesse templo, pois, de acordo com a própria, não precisava de proteção. Ele nutre fortes sentimentos para com a princesa e se sente sem utilidade por não poder protegê-la. A Mônica faz uma promessa ao robô apaixonado: ele terá sua princesa de volta e ela lhe dará a devida atenção.
O final não tem muita surpresa. Gostei mais dessa história do que a anterior (a 4 Dimensões Mágicas).



Resenha - Turma da Mônica Jovem Nº7 - O Brilho de um Pulsar Parte 2, de Maurício de Sousa





Informações do livro:

Título: T.M.J. O Brilho de um Pulsar Parte 2
Mangá Nacional / História em Quadrinhos
Lançamento: 2009
Autor: Maurício de Sousa
Editora: Panini Comics
Série: Turma da Mônica Jovem Nº7
Páginas: 132


Sinopse:
O Astronauta volta com forca total!!! Confusão de sentimentos entre Monica e o Robô! E a chegada da Princesa Mimi promete desencadear uma grande batalha nos espaço...

55ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:

         Nessa edição temos a continuação da série O Brilho de um Pulsar. O problema é que não menciona na capa se essa história termina nessa edição ou não. Por isso fui pega de surpresa mais uma vez quando cheguei ao fim do mangá e descobri que tem mais uma continuação.

      Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha viajaram para o Cruzador Espacial Hoshi, a primeira metrópole fora do planeta Terra, comandada pelo Astronauta. Numa visita ao Templo de Marte, eles são atacados por objetos alienígenas. Nesse templo havia um robô que confunde a Mônica com sua amada princesa, a Usagi Mimi.
A princesa Mimi é teimosa. Ela quer ser a mais forte do universo e por isso deixou o robô que a protegia nesse templo. Ele nutre fortes sentimentos para com a princesa e se sente sem utilidade por não poder protegê-la. A Mônica tem piedade do robô e sente raiva da Mimi. É nesse cenário que as duas irão lutar para saber quem é a mais forte do universo.

        Nesse exemplar a história vai tomando forma e algumas perguntas que tinha depois de ler o anterior foram respondidas. O Astronauta aparece bastante na história junto com a Xabéu (antiga babá do Cebolinha quando era criança). Mas quando a Mônica e a Mimi estão uma em frente a outra para lutarem o mangá chega ao fim. Fiquei bastante curiosa para saber se a Mônica irá ganhar e se o robô terá a atenção da sua amada princesa.


Resenha - A Rebelião dos Sinônimos e Antônimos, de William Tucci


Informações do livro:

Título: A Rebelião dos Sinônimos e Antônimos
Literatura infanto-juvenil
Lançamento: 2014
Autor: WIllian Tucci
Editora: Scipione
Coleção: Diálogo Júnior
Páginas: 40

Sinopse:
A professora Tânia chega em casa supercansada. Deu aulas o dia inteiro e ainda tem uma pilha de provas para corrigir. Depois de um banho relaxante, senta-se à mesa da sala e se põe a trabalhar. De repente, surgem dois personagens para lá de esquisitos, os irmãos Sinônimo e Antônimo, que dão um verdadeiro nó em sua cabeça.


54ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:


        Não há muito o que falar dessa obra. A Rebelião dos Sinônimos e Antônimos faz parte de uma coleção chamada Diálogo Júnior, onde fala de maneira simples e criativa sobre algumas definições da língua portuguesa.

     Tânia é uma professora de português e, numa noite, chega super cansada do trabalho. Ela toma um banho e depois se coloca a corrigir uma grande pilha de provas. É nesse momento que ela escuta umas vozes desconhecidas e acaba tomando um baita susto! Ali na sua frente estavam duas figuras super interessantes: o Sinônimo e o Antônimo. Esses dois irmãos vivem brigando por bobagens. Um procurando sempre palavras de mesmo significado para se expressar enquanto o outro adora contradizer.
Tânia acha que está tendo um sonho maluco influenciado pelas provas que estava corrigindo e pelo seu nível de exaustão.

         No dia seguinte, a professora decide que tudo aquilo não passou de um sonho mas não sabe ela que terá uma grande surpresa na sua sala de aula: seus alunos estão agindo de forma muito estranha. Ela manda-os se sentarem, eles levantam; manda-os levantarem, eles sentam; manda-os ficarem quietos, fazem a maior algazarra. Tânia começa a achar que sua turma está pregando uma peça nela quando ouve novamente duas vozes (agora conhecidas) falando com ela. Será que ela está sonhando acordada? Ou será que enlouqueceu de vez?

         É uma história super curtinha, leve e divertida. Trata de forma bem fácil a definição de sinônimos e antônimos e nos mostra que os dois são muito importantes para a língua portuguesa e que um não existe sem o outro.


Resenha - O Ladrão de Raios, de Rick Riordan

Informações do livro:

Título: O Ladrão de Raios
Literatura estrangeira / Mitologia grega
Lançamento: 2014
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Série: Percy Jackson e os Olimpianos - Livro 1
Páginas: 287

Sinopse:
O primeiro livro da série que se tornou fenômeno mundial, em edição limitada e com design exclusivo: as cinco lombadas dos livros compõem, juntas, uma ilustração especial de John Rocco.

Em O Ladrão de Raios, Percy Jackson, o menino que aos doze anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon, precisa impedir uma guerra entre os deuses que destruiria a civilização ocidental; em O Mar de Monstros, ele e os amigos se envolvem em uma perigosa aventura para defender o acampamento dos semideuses; em A maldição do titã, Percy descobre que o Senhor dos Titãs despertou e está disposto a destruir a humanidade; em A batalha do Labirinto, o semideus vai combater o perigoso titã no temido Labirinto de Dédalo; e em O Último Olimpiano, Percy tem que lidar não só com o exército de Cronos, mas também com a chegada de seu décimo sexto aniversário - e, assim, com a profecia que determinará seu destino.

53ª Resenha do 'Mundo do Leitor'


CLASSIFICAÇÃO:


Minha opinião sobre este livro:

      Tenho que começar essa resenha dizendo que fiquei muito tentada a dar três estrelas a esse livro. Foi só no último capítulo que decidir dar quatro estrelinhas. Não me entenda mal eu adorei o livro. Mas não sei o que aconteceu ... se foi porque assisti primeiro ao filme; se criei expectativas elevadas graças ao filme; ou o fato de achar muito diferente do filme e ficar fazendo comparações (pois é, acho que a culpa foi do filme mesmo)... mas achei a história um pouco forçada. Não tive aquele impeto de virar as páginas para descobrir o que aconteceria em seguida. Não tive aquela curiosidade de descobrir as diferenças entre o livro e o filme. 

     Conta história de Percy Jackson (Perseu Jackson), um menino de 12 anos que tem dislexia e deficit de atenção. Ele vive com a mãe, Sally Jackson e Gabe, seu padrasto. O personagem principal tem muito desejo de saber sobre seu pai mas sua mãe se mantém silenciosa e misteriosa sobre esse assunto.

    Percy nunca conseguiu parar mais de um ano numa mesma escola. Ele sempre foi expulso por seu comportamento rebelde e por se meter em encrencas. Em uma excursão da escola, ele acaba sendo atacado por um ser sobrenatural que exigia algo dele. Algo que o menino não possuía. A partir daí a vida dele muda completamente: descobre ser meio-sangue, ou seja, metade humano mortal e metade deus. No livro não revela logo o nome do pai de Percy mas, graças ao filme, não foi uma surpresa para mim.
Depois desse primeiro ataque, novos monstros aparecem fazendo com que, para protegê-lo, sua mãe leve-o para o acampamento meio-sangue.
Nesse acampamento viviam outras crianças meio-sangue e lá elas treinavam para se defender e tinham várias aulas.

     A partir daí, nosso herói descobre que algo muito valioso e poderoso foi roubado: o raio mestre de Zeus. O pior de tudo é que Zeus culpa ele do roubo e dá um prazo para devolver seu precioso objeto. No solstício de verão se o raio não for devolvido haverá uma grande luta entre os deuses culminando no fim da humanidade.
Por isso, Percy e seus amigos, Annabeth e Grover, partem numa missão arriscada e cheia de perigos para encontrar e devolver um objeto que não sabem onde está nem quem roubou. Enfrentando a Meduza, outros deuses e alguns monstros o trio conta com a amizade e o apoio um do outro (e com a ajuda de um certo deus) para conseguir resolver esse mistério. E o prazo deles é de apenas dez dias!!


     Não achei uma grande história nem me apaixonei. Terminar essa obra não me deixou louca para saber a continuação (como aconteceu com Harry Potter e outras sagas, por exemplo). Mas achei muito legal e interessante. As páginas são amareladas e as letras não são tão pequenas. É uma leitura leve, rápida e boa para quem gosta de mitologia grega como eu.